Concurso Cervejeiro em Panelas

Concurso de Cerveja em panela

Para valorizar a produção caseira da bebida, o TremBier irá realizar a 2ª edição do

Concurso de Cerveja de Panela, que este ano será feito em parceria com o Beer Judge

Certification Program (BJCP), entidade internacional de referência em estilos de

cerveja. As três melhores cervejas ganharam medalhas e poderão usa-las em seus

rótulos. O concurso é um incentivo para os paneleiros, para ampliação da marca e

reconhecimento do seu produto.

preencha a ficha de inscrição 

clique no link para comprar sua inscrição
 

BJCP 2015

Etiquetas para garrafas 

INCRIÇÃO VIA BOLETO BANCARIO



II Concurso TREMBIER de Cervejas Artesanais

1 – DA ORGANIZAÇÃO

- O II Concurso TREMBIER de Cervejas Artesanais é um concurso aberto aos cervejeiros caseiros sem fins lucrativos, promovido e de total responsabilidade do próprio evento e seu responsável Luiz César Costa, cujo objetivo é promover e divulgar cultura cervejeira, prestigiar o movimento homebrewer crescente no estado de Minas Gerais como em todo Brasil.
 - Nesta edição do Concurso TREMBIER, será realizado seu registro na instituição americana Beer Judge Certification Program – BJCP, e contará, em sua organização, com a colaboração de Jaqueline Oliveira e de Mauro Manzali Bonaccorsi

2 – DOS PARTICIPANTES
 2.1- Poderão participar do concurso cervejeiros caseiros (homebrewer), sem razão social, cuja produção não possua características ou identidades comerciais, feitas em equipamentos caseiros.
2.2 – Para todas as cervejas inscritas os cervejeiros deverão abrir mão de toda e qualquer patente e normas de propriedade intelectual de sua bebida, visando à replicação do estilo por outros cervejeiros.
2.3 - O participante do concurso e seus envolvidos, ao efetuar (em) sua inscrição, concordam com estas regras exigidas e assim farão ao realizar a inscrição no concurso.
 2.4 - A organização do concurso se reserva ao direito de cassar o prêmio e cancelar o concurso caso as regras acima citadas não sejam cumpridas. A organização também se reserva ao direito de, a seu critério, desclassificar quaisquer participantes caso haja indícios de fraude, violação de direitos autorais, de propriedade intelectual ou industrial de terceiros.
 2.5 - Os cervejeiros poderão concorrer em todos os estilos BJCP (2015), com a limitação de 1 inscrição por estilo. 
2.6 - Caso o associado inscreva mais de uma cerveja no mesmo estilo, apenas uma será aceita e as demais do mesmo estilo serão desclassificadas.

3- INSCRIÇÃO
3.1 - Cada cerveja pode ser inscrita individualmente ou em grupo. No caso de inscrição em grupo deve-se nomear o grupo e especificar os componentes no formulário de inscrição. O(s) competidor (es) deve(m) informar todo e qualquer indivíduo (co-cervejeiro) que participou diretamente e indiretamente da criação da receita, desenvolvimento e fabricação da cerveja inscrita. Todos os dados deverão ser preenchidos no formulário de inscrição, caso contrário a inscrição não será validada.

 3.2 - Para se inscrever no concurso o interessado deverá preencher o formulário digital de inscrição e pagar a taxa até o dia 21 de abril de 2017. O concurso será limitado a 200 amostras. 
3.3 - O formulário de inscrição será enviado por email após a confirmação do pagamento, qualquer dúvida entre em contato no trembierinscricoes@gmail.com ou whats app 031 98402-6452
 3.4- A cerveja só será considerada inscrita após o recebimento do formulário de inscrição on-line e comprovação do pagamento da taxa de inscrição, que é de R$35,00 por amostra.
3.6 - Os participantes devem enviar suas cervejas em garrafas na cor âmbar, nas seguintes opções/quantidades:
· Opção 1 = 04  garrafas de 500 ml ou 600 ml.
· Opção 2 = 08  garrafas Long Neck (volume mínimo de 300 ml por garrafa).
 3.7 - As garrafas enviadas deverão estar limpas, sem inscrições, marcas ou logotipos de cervejarias em rótulos ou gravadas na própria garrafa. A única informação contida na garrafa será o rótulo de inscrição fornecido pela organização (Anexo 1 desse documento) e devidamente afixado cumprindo as instruções de identificação fornecidas.
 3.8 - As garrafas deverão ser identificadas da seguinte forma: envolva o rótulo de inscrição em cada garrafa (Anexo 1 desse documento) e o fixe com um elástico. Não é permitido colar o rótulo à garrafa.
 3.9 - É obrigatório o uso de tampas metálicas sem quaisquer inscrições que permitam identificações pessoais. A comissão organizadora se reserva ao direito de desqualificar as garrafas que não respeitem os critérios estabelecidos.
 3.10 - As garrafas deverão ser embaladas/identificadas e entregues no endereço: Rua Direita 224 Centro CEP 36.325.000 aos cuidados de Luiz César Costa, até o prazo estabelecido.

3.11 - Embrulhe as garrafas cuidadosamente, coloque-as em uma caixa de papelão grosso e resistente. Cuide para que as mesmas não colidam umas com as outras e certifique-se que foram bem tampadas. É de responsabilidade do cervejeiro participante do concurso que as garrafas de suas amostras cheguem intactas ao local indicado no item 3.10.
 3.12 – Após recebimento das amostras nos locais específicos, as mesmas serão armazenadas em câmara fria.
3.13 – Serão sumariamente desclassificadas as amostras que não atenderem aos requisitos e disposições contidas neste Edital, especialmente não fizerem o enquadramento correto da amostra com os estilos descritos no Guia BJCP 2015, não observar as disposições contempladas neste item 3, não tiverem a comprovação do pagamento de inscrição, forem enviados fora do prazo estipulado no item 5, ou por qualquer motivo não chegarem ao local definido para entrega da amostra dentro do prazo estabelecido. 

4 – TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 35,00 por amostra de cerveja inscrita – O valor arrecadado será usado para custear o concurso e premiações.
5 – PRAZOS DE INSCRIÇÃO E ENVIO DAS GARRAFAS
5.1 - As inscrições estarão abertas a partir da divulgação deste e se encerrarão no dia 21 de abril de 2017, e serão limitadas a 200 amostras. 
5.2 - A data de início e final de recebimento das cervejas é de 18 de abril a 1º de maio de 2017, sendo que o participante deverá ter efetuado a inscrição previamente. 
5.3 - Não serão aceitas cervejas inscritas ou recebidas após essas datas. 
5.4 - A organização não se responsabiliza por garrafas extraviadas e/ou danificadas no processo de envio, antes de sua chegada ao destino ou por garrafas que quebrarem em qualquer momento, mesmo após serem entregues.
5.5 – O julgamento ocorrerá no dia 5 de maio 2016, no Luth Bistrô, e terá início às 09h00min. 

6 – ESTILOS DO CONCURSO
6.1 – Serão avaliados e julgados todos os Estilos de Cerveja constantes no Guia de Estilos BJCP 2015. 
6.2 – A especificação do estilo da cerveja na ficha de inscrição é obrigatória e de acordo com o Guia de Estilos BJCP 2015.
6.3- Cervejas enviadas sem a identificação do estilo no rótulo de inscrição serão automaticamente desclassificadas do concurso.
6.4 - As definições de estilo do BJCP 2015 podem ser encontradas no original, em inglês, no endereço:
 http://www.bjcp.org/docs/2015_Guidelines_Beer.pdf
6.5 – A tradução livre para português do Guia de Estilos do BJCP 2015 pode ser encontrado no site da ACervA Mineira, no endereço:
http://www.acervamineira.com.br/2016/06/bjcp-2015-em-portugues-nao-oficial

7- PROCESSO DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS CERVEJAS
7.1 - O corpo de jurados será constituído por juízes BJCP e por pessoas de notório conhecimento relacionado à cultura cervejeira, sendo que os nomes dos jurados serão oportunamente divulgados.
7.2 - A avaliação das cervejas será feita sem qualquer identificação do competidor pelos jurados (degustação às cegas).
7.3 - O julgamento ocorrerá no dia 5 de maio de 2017, no Luth Bistrô. Não será permitida a presença de pessoas estranhas ao processo durante as atividades de julgamento.
 7.4 - O processo de julgamento e identificação das amostras serão realizados por pessoas capacitadas e que não tenha cervejas inscritas no concurso. 

8- PROCESSO DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS CERVEJAS
8.1- A avaliação dos jurados será baseada no Guia de Estilos BJCP 2015.
8.2 - Cada jurado deverá avaliar as cervejas que lhe couberem, atribuindo os seguintes 
critérios de pontuação, em números inteiros:
· De 00 (zero) ponto a 03 (três) pontos para aparência, 
· De 00 (zero) ponto a 12 (doze) pontos para aroma, 
· De 00 (zero) ponto a 20 (vinte) pontos para sabor, 
· De 00 (zero) ponto a 05 (cinco) pontos para sensação na boca (mouthfeel) e; 
· De 00 (zero) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral, totalizando o valor máximo de 50 pontos.
 8.3 - Uma cerveja é considerada de classe mundial se obtiver 45 ou mais pontos; excelente se a pontuação alcançada ficar entre 38 e 44; muito boa se a pontuação variar entre 30 e 37; boa, se ficar com a pontuação entre 21 e 29; razoável, de 14 (catorze) a 20 (vinte); e problemática ou impalatável, apresentando-se entre 00 (zero) e 13 (treze). 
8.4 – Todas as amostras que não forem desclassificadas pela organização, consoante itens 2.9 e 3.13, serão avaliadas. A Avaliação de cada jurado será calculada através do somatório dos pontos de cada quesito. A nota final de cada cerveja será a média das avaliações dos jurados. Aquelas amostras que alcançarem pontuação de média igual ou superior a 30, prosseguirão para uma segunda rodada de julgamento, concorrendo com outras cervejas do mesmo estilo, ou de estilos reunidos na mesma categoria do BJCP, ou mesmo com estilos de categorias que tenham estilos de cerveja com características comuns, o que se fará a critério da organização, observando-se as diretrizes do BJCP.
8.5 – Na segunda rodada, prevista no item 8.4, será selecionada uma única amostra, que seguirá para uma terceira e última rodada de julgamento, onde concorrerá com outras amostras da mesma forma selecionadas, de modo a apurar qual é a melhor cerveja do concurso, assim como a definição de primeiro, segundo e terceiro lugares, para fins de premiação. 
8.6 - O critério de desempate será por descarte sucessivo das menores pontuações dos quesitos, obedecendo à seguinte ordem: Aparência, Sensação de Boca, Impressão Geral, Aroma e Sabor.
8.7 - Na súmula de avaliação de cada cerveja, além do espaço destinado à atribuição de pontuação, haverá um espaço destinado a comentários para cada um dos quesitos mencionados no item 8.5 (Aparência, Sensação de Boca, Impressão Geral, Aroma e Sabor). O registro de comentários pelo juiz avaliador, em todos campos destinados a tanto, é obrigatório , assim como sua identificação na súmula de avaliação. 
8.8 - As súmulas de avaliação serão digitalizadas e enviadas para os participantes após o fechamento do evento, que se dará no prazo de até 60 dias após a competição. 
8.9 - A organização do concurso reserva-se o direito de alterar estas regras a fim de, ao seu critério, manter uma adequada administração do Concurso.

9 – RESULTADO E PREMIAÇÃO
9.1 – A premiação será dividida em duas formas distintas: Troféus e outros prêmios. 
9.2 – Troféus e Demais prêmios
a) Serão premiadas com troféus e demais prêmios (cervejas, vales, etc) as 3 (três) primeiras colocadas (de todas as categorias), a partir da ordem decrescente de pontos concedidos.
9.3 - O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação ou recurso de qualquer natureza por parte dos concorrentes.
9.4 - Eventualmente, outros prêmios poderão ser oferecidos por patrocinadores ou terceiros, de forma voluntária. Alguns prêmios já foram confirmados, aguardamos o final do processo de arrecadação para promover a divulgação.
 9.5 - A cerimônia de premiação será realizada durante o evento, no dia 07/05 as 12h00min no palco do evento 
10- CASOS OMISSOS
10.1 - A comissão organizadora (TREMBIER) se reserva ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
TremBier Festival - Todos os direitos reservados - 2016 ®        Tiradentes - minas gerais